Dez melhores big trails do Brasil

30/03/2014 08:06

Criada como uma rival para a BMW R 1200 GS, a Tiger Explorer 1200 reúne visual rústico e muita eletrônica embarcada. Movendo o modelo está um motor tricilíndrico de 1.215 cm³ e 137 cv.

A Versys 1000 não é a melhor opção para encarar trechos de terra. No asfalto, entretanto, suas qualidades se sobressaem. O motor possui quatro cilindros e 118 cv de potência. Também há controles de tração e freios ABS.

Cria da marca italiana, a Multistrada leva a experiência das motos esportivas da Ducati para o segmento das big trails. Entre os destaques, estão a suspensão semi-ativa e o motor de 150 cv.

A Ténéré é um nome de grande tradição no mundo das big trails. A sua versão mais potente, XT1200Z Super Ténéré, tem motor bicilíndrico de 110 cv. Freios ABS e controle de tração se destacam entre os equipamentos eletrônicos.

 

A big trail da Honda se destaca pelo cãmbio, um automatizado de dupla embreagem, o que garante um conforto extra ao se usar a moto. A VFR 1200X Crosstourer tem um motor V4, que rende 129 cv.

Um dos principais nomes da categoria, a BMW R 1200 GS tem 125 cv de potência, extraídos de um motor bicilíndrico. A moto se destaca pela farta lista de equipamentos, que vão de aquecimento da manopla a controle de estabilidade e piloto automático.

A versão renovada da moto foi lançada no final de 2012. Versátil, ela tem boa disposição com seu motor de 67 cv. Um dos destaques é o ABS de série.

São 95 cv e um porte ligeiramente inferior à Tiger Explorer 1200. A Tiger 800 XC é uma opção com pegada mais aventureira do que as suas rivais.

Longe de ser uma novidade, a XT 660R é um sucesso de vendas da Yamaha. O motor monocilíndrico não é dos mais potentes: são 48 cv. Há, entretanto, freios a disco em ambas as rodas e suspensão traseira regulável.

Outro modelo bastante conhecido dos brasileiros, a Transalp tem bom desempenho no asfalto. O motor desenvolve 60 cv de potência, suficientes para uma viagem tranquila. Pode ser equipada com freios ABS.