Ducati lança moto que aciona airbag da jaqueta por sistema wireless

30/03/2014 07:42

Multistrada D-Air é a 1ª moto de produção em série a ter dispositivo.
Sensores fazem a roupa do motociclista inflar em caso de queda.

Ducati Multistrada D-Air (Foto: Divulgação)
  
   A Ducati apresentou, na Itália, a nova Multistrada D-Air, moto que é a 1ª de produção em série do mundo a trazer sistema de acionamento de jaqueta com airbag por sistema sem fio, declarou a marca. Com dispositivo wireless integrando moto e jaqueta especial da marca Dainese, a tecnologia tem objetivo de reduzir ferimentos para o motociclista em caso de colisão ou queda.
Sensores monitoram o comportamento da moto e seus ocupantes e aciona em 45 milissegundos os airbags nas jaquetas do piloto e do garupa. O modelo ainda não teve o preço revelado e começa a ser vendido a partir de maio na Europa.
 

Na maioria das jaquetas com airbag, o acionamento das bolsas de ar é iniciado após um fio que une a moto à jaqueta se soltar. A empresa não informou se existirão outras mudanças técnicas na Multistrada, o modelo mais aventureiro da Ducati.

Se mantiver o conjunto, o motor será de dois cilindros e 1.198,4 cc, que é capaz de gerar 150 cavalos de potência a 9.250 rpm. O modelo possui outras tecnologias de segurança, como freios ABS e controle de tração.

Ducati Multistrada D-Air (Foto: Divulgação)

Luz "D-Air" no painel indica funcionamento do sistema sem fio.
 
 
 
 

Ducati Multistrada D-Air (Foto: Divulgação)

Ducati Multistrada D-Air.