Harley-Davidson pode surpreender com moto de 500cc

27/09/2013 08:00

Ganha força os rumores de que a tradicional marca americana Harley-Davidson, em meio às festividades de seu aniversário de 110 anos, está trabalhando seriamente no desenvolvimento de uma motocicleta de 500cc para atender estratégicamente os novos mercados, entre os quais países como Índia, China, Tailândia, Vietnã e Brasil.

A expectativa é que o novo motor de 500cc da Harley-Davidson mantenha as características dos clássicos V-Twin da marca. Segundo informações da publicação indiana TeamBHP.com o modelo deve ser produzido originalmente na Índia, apostando em uma concepção do tipo “projetado na América, produzido na Índia”.

O fórum Team-BHP divulgou imagens da versão de teste da nova Harley-Davidson 500cc, moto que está sendo desenvolvida na fábrica da marca de Gougaon, na Índia. Este modelo de menor ciclindrada que os tradiconais da Harley chegará especificamente para o mercado Asiático e talvez para a América do Sul.

hd 500

O executivo afirmou que a Harley 500 é leve, ágil, tem baixa altura do assento e conta com freios e acelerador progressivos. “Eu andei nela. Tem um ótimo visual, um som magnífico, é uma Harley e o preço é apropriado. Queremos lançá-la o quanto antes, mas ela precisa estar perfeita. Novos motores são complicados e precisamos fazer tudo certo no que diz respeito a durabilidade e confiabilidade. Por outro lado, o chassi é mais simples”, analisou.

Levatich ainda citou a operação da Harley no Brasil, mas deu a entender que ela pode ser produzida na Índia. “Temos fábricas na Índia e no Brasil. Estamos com a cabeça mais aberta a esse tipo de coisa.”

A primeira aparição da Harley-Davidson 500, possivelmente para avaliar a receptividade do público, deve acontecer no próximo Indian Auto Expo, em 2014. Ainda há algumas especulações que a fabricante americana pode estar estudando projeto de moto elétrica, em função do forte apelo político e social dos produtos mais sustentáveis e ecológicos.