Máquina Lotus C-01 está pronta para acelerar

04/03/2014 15:16

Após dois anos de muito planejamento e trabalho intenso, finalmente o mundo pode conhecer o protótipo C-01 que apresenta as linhas definitivas da primeira motocicleta do mundo a ostentar a marca da escuderia inglesa Lotus. O projeto de construção da moto ficou a cargo do badalado designer de carros Daniel Simon e da Kodewa,empresa alemã que faz protótipos de carros para o Campeonato Mundial de Endurance.

A C -01 é uma super-máquina que combina poder e força extremos graças ao poderoso motor V-twin de 1.195 cm³ com potência estimada capaz de superar 200 cavalos. O comunicado da Lotus não menciona, mas é provável que o fornecedor do propulsor seja a KTM do modelo esportivo RC8.

Com visual no estilo das nostálgicas Café Racer, a C-01 vem equipada com transmissão de seis marchas. O chassi da moto é composto de componentes especiais, como aço aeroespacial, fibra de carbono e titânio. O peso seco da moto é anunciado em 181 kg e o tanque de combustível é para 10,5 litros.

A Lotus, a C-01 será oferecida em diferentes tonalidades e combinações de cores, inclusive no estilo tradicional dos veículos de competição da Lotus. Os interessados na superbike terão à disposição um serviço de personalização para deixar a moto ainda mais exclusiva e pessoal.

Segundo a Lotus, a produção da C-01 vai ser limitadíssima, na faixa de 100 unidades. O preço para a primeira moto da marca inglesa ainda não foi divulgado, nem a estratégia para a venda do modelo em diferentes mercados.

Para o designer Daniel Simon, que também assina o projetos de veículos para o cinema, como a moto do filme Tron, o desenvolvimento da Lotus C-01 foi um trabalho de amor, com muitos desafios para se chegar até esse resultado final.

“A moto da Lotus não agrada somente no aspecto visual, pelas suas linhas de apelo clássico e mecânica moderna, mas as questões de segurança e ergonomia também fazer parte desse projeto de uma moto com apelo superesportivo e superexclusivo”, destaca Daniel Simon.