Viajar de moto utilizando uma mochila é recomendado?

25/01/2015 13:14

Não, mas leia esse texto para compreender os motivos... 

 

Muitos motociclistas utilizam mochila para transportar seus pertences. O fato é que usar mochila nas costas ao pilotar uma moto, é até aceitável, quando estamos usando nossa moto na cidade, em deslocamentos urbanos curtos, e mesmo assim o melhor é evitar. 

 

 

Em uma viagem de moto com mais de 150km entre ida e volta, certamente o uso da mochila irá gerar desconforto. O recomendado em viagens é utilizar malas laterais, alforges e/ou baús e não colocar nenhuma mochila nas costas. 

Quem já experimentou sabe que depois de uns 80km, menos ou mais, rodando com uma mochila nas costas, gera-se desconforto e dores musculares. 

Além disso, mesmo nas cidades, o uso de mochilas nas costas pode prejudicar o motociclista em caso de acidentes. Ao cair de costas o volume da mochila pode criar um significativo desnível com relação a cabeça, causando a super extensão do pescoço para trás (cervical) e eventual trauma. 

Sem contar que ter na mochila itens rígidos, com pontas ou cantos, pode ocasionar lesões e perfurações nas costas. Outro problema que pode ser gerado em acidentes com uso de mochila nas costas é em uma queda em velocidade onde existe a tendência do corpo escorregar pelo chão, pode ocorrer do mesmo deslizar sobre a mochila, e esta torcer ou estrangular braços e pescoço.

Ou seja, o uso de mochila nas costas não é recomendado. O melhor caso queira usá-la, é quando estiver na moto, a amarrá-la na moto num local seguro, colocá-la no baú ou nas malas laterais. Nas costas pilotando, evite.